O Que Fazer Para Vender Mais Na Internet?
O Que Fazer Para Vender Mais Na Internet?

Você sabe o que fazer para vender mais na internet? Segundo o índice MCC-ENET, o setor de e-commerces brasileiro cresceu 73,88% em 2020. Ainda que as vendas digitais tenham sido impulsionadas por conta das medidas de distanciamento social para combater a pandemia, isso só foi um aceleramento de um processo que já vinha acontecendo.

Ou seja: negócios on-line já são uma realidade estabelecida e a tendência é que eles se tornem cada vez mais importantes na nossa sociedade.

Com isso, muitas pessoas com o desejo de empreender fizeram essa migração de seus projetos para lojas digitais. E esse movimento também significa que há uma maior concorrência disputando a atenção dos usuários da internet.

 

É por esse motivo que, se você tem um negócio e quer fazê-lo crescer, é preciso saber o que fazer para vender mais. As principais estratégias que você pode usar são:

conhecer seu público; ter um site; apostar em redes sociais; estratégias de marketing digital; promoções e condições exclusivas; campanhas de anúncio.

Vamos lá?

 

O que fazer para vender mais na internet?

Com a forte migração de empresas físicas para o digital, assim como a criação de novos negócios que nascem essencialmente no on-line, houve um aumento expressivo de concorrentes que disputam pela atenção dos mesmos usuários. Desta forma, é preciso pensar em estratégias coerentes e bem feitas para atrair o máximo de conversões para sua loja.

Mas, o que fazer para vender mais na internet? Nem todos os empreendedores digitais têm conhecimentos o suficiente de estratégias on-line para poder aumentar o seu faturamento.

Por conta disso, a GoDaddy selecionou os pontos mais importantes para quem deseja fazer seu negócio digital crescer. Veja só:

 

1. Conhecer seu público

Antes de tomar qualquer decisão em relação ao marketing da sua empresa, é preciso saber quem é o seu público. Isso irá ajudar a definir técnicas mais específicas, precisas e melhor segmentadas — o que gera maior possibilidade de dar certo.

Portanto, aposte na construção de uma persona, que é o perfil do comprador ideal da sua loja. Para chegar a essa informação, reúna dados demográficos relevantes para a decisão de compra. Por exemplo:

sexo; geolocalização; faixa etária; nível de escolaridade; área de formação; interesses pessoais que possam estar ligados ao produto ou serviço; classe social.

Esse levantamento é importante porque é esse perfil que vai definir o modo como você se comunica. Imagine que seu público-alvo é formado, essencialmente, por homens acima de 40 anos que vivem no nordeste brasileiro.

Se você traçar estratégias pensando em impactar pessoas em outras regiões do país, jovens e/ou mulheres, todo o seu esforço será em vão.

 

2. Ter um site

Você tem um negócio digital e ainda não possui um site? Se está buscando o que fazer para vender mais na internet, essa é uma das primeiras medidas a serem tomadas.

Ter um site profissional tem inúmeras vantagens, como: aumentar visibilidade, pois coloca a sua empresa nos resultados das ferramentas de busca; dar credibilidade, uma vez que páginas com domínio próprio passam a sensação de empresa séria e confiável; comunicar de forma mais prática, já que é possível criar páginas de serviço, FAQ, imagens, contato, entre outras coisas.

Além disso, se a sua loja virtual só funciona nas redes sociais, considere fazer uma migração, também, para uma plataforma de e-commerce. Ela oferece mais segurança de pagamentos e armazena dados de contato de clientes.

Por exemplo: se a rede social cair, for hackeada ou suspensa, você perderá todos os clientes pois sua única forma de divulgação e de manter uma base era por meio dela.

 

3. Apostar em redes sociais

Mas, também vale a pena traçar estratégias para vender mais usando as mídias sociais. Afinal, elas proporcionam um contato mais direto com os clientes — o que é ótimo, pois o público gosta de se sentir mais próximo.

Aliás, você sabia que as redes sociais são capazes de influenciar o comportamento dos consumidores? Tenha isso em mente e faça um bom planejamento de publicação. Crie postagens que realmente sejam relevantes para seus seguidores e que possam transmitir uma mensagem.

Esse é o momento de fortalecer a marca e aumentar sua presença digital. Repasse a visão e valores da empresa sempre que possível, além de pincelar aos poucos os posicionamentos que seu negócio tem.

Por exemplo: você apoia sustentabilidade, o meio ambiente, diversidade ou outras causas que sejam relevantes para o perfil do seu público? Em caso afirmativo, trabalhe isso na construção de postagens para que os seguidores valorizem a marca não apenas pelo produto, mas também pelo que ela representa.

 

4. Estratégias de marketing digital

Se quer saber o que fazer para vender mais na internet, não se esqueça de implementar estratégias de marketing digital. Elas são táticas desenvolvidas especialmente para aumentar a relevância no meio on-line e impulsionar as vendas.

 

As suas principais opções de técnicas são:

 

SEO: otimização de conteúdos para aumentar a relevância nas ferramentas de busca;

Inbound: uso de estratégias de atração, conversão e fidelização de clientes por meio do funil de vendas;

e-mail marketing: envio de conteúdos e promoções diretamente na caixa de entrada dos leads para aumentar conversão;

marketing de conteúdo: elaboração de textos para blogs, e-books e infográficos a fim de atrair maior tráfego e captação de leads, além de ajudar a construir maior autoridade sobre os temas do universo de interesses do público-alvo.

5. Promoções e condições exclusivas

É fato que promoções aumentam a sensação de interesse nos consumidores. É como se eles não pudessem perder a oportunidade de aproveitar aquele preço mais barato, mesmo que eles não estivessem 100% convencidos de que precisam comprar o produto.

Uma forma interessante de oferecer esses descontos é aproveitar o calendário de datas sazonais (Dia das Mães, Black Friday, Natal…), pois nesse período o consumidor já está buscando a melhor oferta.

Você também pode fazer isso em datas próprias, como no aniversário da empresa, por exemplo.

Outra maneira de apresentar essas promoções é por meio de códigos e links diretamente das redes sociais. Isso fará com que seus seguidores apreciem te acompanhar — e até mesmo pode atrair uma maior audiência.

 

6. Campanhas de anúncio

Se você quer ir direto ao ponto e aumentar a visibilidade do seu site, uma ótima forma de conseguir isso é apostando nas campanhas de anúncio. Elas têm como objetivo patrocinar links e colocá-los na tela do seu público alvo, diretamente.

Ao anunciar no Google, por exemplo, você pode colocar o seu link para pesquisas com determinado termo — como “presente para namorada criativo”, se você tem uma loja de mimos que podem ser presenteados em datas comemorativas.

 

Também é possível criar campanhas nas redes sociais, anunciando os produtos diretamente para o público segmentado.

Fonte: Godaddy