Venda mais melhorando o cadastro de seus produtos
Venda mais melhorando o cadastro de seus produtos

Quando você vai fazer compras em uma loja física,  certamente espera ser atendido por um vendedor para lhe auxiliar a fazer a escolha certa nas suas compras, receber dicas sobre o produto, como utilizar eles e melhores formas de uso, pois tudo isso faz parte de um bom atendimento que, inclusive, é capaz de conquistar o cliente com o argumento certo. Com o cadastro de um produto na loja virtual não é diferente.

Como não há possibilidades de ter vendedores em cada corredor, por se tratar de uma loja virtual, cada produto deve “se vender” por si só. Na página do produto, cada informação contida nela é essencial para ajudar na tomada de decisão do visitante, e aproximá-lo ainda mais da conversão que mais importa para seu e-commerce.

Entenda a importância de um cadastro de produto otimizado

Quando um visitante busca um produto e acessa seu site, ele espera receber o máximo de informação possível, como parte do processo de decisão. A página do produto tem o papel de ir ainda além disso, tendo poder de ainda argumentar e convencer o visitante de que ele encontrou exatamente o que estava procurando.

Além do poder persuasivo que o copy da descrição proporciona, ele deve também atuar no posicionamento orgânico da página. Descrições otimizadas possuem um texto com estrutura e planejamento em termos de SEO, com hierarquia definida e planejada para aparecer nas buscas feitas pelos potenciais clientes da loja virtual.

E isso não trata apenas dos textos, mas também das imagens e vídeos presentes na página. Todo conteúdo presente no cadastro de seu produto é importante na hora de vender, sendo fatores determinantes no êxito das conversões e no faturamento.

Como melhorar o cadastro de seu produto

Otimizar o cadastro de produtos envolve conhecimento das melhores técnicas de como utilizar SEO para vender mais em seu e-commerce. Isso vai ajudar nas suas decisões de qual conteúdo utilizar em cada elemento.

  • Título

Todo produto precisa, inevitavelmente, ter um título, que fica no topo do conteúdo. A utilização de termos propícios será importante para facilitar nas buscas, tanto em buscadores externos, quanto internos. Uma formula que sugerimos é:

O que o Produto é + Qual sua Marca + Modelo + Até 2 características relevantes e diferenciais

No entanto, é preciso se atentar ao tamanho do título, onde o tamanho ideal é de 55 caracteres.

  • Fotos

Depois do título, o maior ponto de atenção na página de seu produto é justamente as fotos cadastradas. Lembre-se, na ausência da experiência física, do toque, da percepção em tempo real, são as imagens que vão suprir a curiosidade de quem se interessar. Por isso, é fundamental caprichar nas fotografias e satisfazer seu visitante com o máximo de fotos.

 

A importância da qualidade das fotos em seu cadastro

Um site com fotos de baixa qualidade também não recebe bom posicionamento nos mecanismos de busca, uma vez que a seção de imagens pode ser uma vitrine, mas que privilegia aquelas em resolução maior.

Vídeos

Esse é um elemento que é tão importante quanto as fotos, pois oferece ao visitante ainda mais recursos que sanam suas dúvidas sobre como o produto é. Ver o tamanho dele em situações aplicada, a forma de uso, os detalhes do material e tudo mais.

Fotos são ótimas e necessárias, especialmente em termos de posicionamento, mas com vídeos você pode ir além.

Descrição

Um dos protagonistas de um cadastro é e tem de ser a descrição. Aqui é onde vai o seu copy e seus argumentos de venda, podendo conversar com o público consumidor desse produto e todos os demais interessados em saber mais sobre ele.

Não existem limites para o tamanho de uma descrição, sendo criativo, coerente e convincente, você pode usar todo o espaço que quiser para reter a atenção de quem começar a ser e conduzi-lo para o botão de compra de forma natural e inteligente.

Lembre-se, esse é quem vai assumir o papel de vendedor, então deixe a descrição preparada para responder todas as perguntas possíveis sobre seu produto, sempre com o bom discurso de venda que seu melhor vendedor teria.

Informações adicionais

Serve como um resumo da descrição, surgindo logo à primeira vista quando o visitante acessa a página do produto. O foco desse texto, que usualmente restringe-se a um parágrafo, e tão logo foca em usar argumentos comerciais sobre os detalhes mais diferenciais do produto.